segunda-feira, 7 de julho de 2008


Dupla de Pirassununga participa hoje do Festival “Viola de Todos os Cantos”
Postado em: 17 de Maio (Sábado) de 2008 09:30

Dupla Tião do Laço e Boiadeiro está entre as 60 finalistas na modalidade música Raiz, com a canção “Homem da Terra”


A dupla de violeiros pirassununguenses Tião do Laço e Boiadeiro está entre as 60 duplas selecionadas para participar do festival “Viola de Todos os Cantos”, promovido e organizado pela EPTV Central, afiliada da Rede Globo de Televisão. Neste sábado, 17, eles se apresentam em São Carlos, no ginásio “Milton Olaio Filho”, na segunda fase eliminatória. Inscreveram-se, no festival, cerca de 60 mil duplas, nas categorias Raiz e Regional. O prêmio para os vencedores é de R$ 6 mil.
De Pirassununga, sairá uma torcida de ônibus, do centro da cidade, por volta das 16 horas. Doze finalistas se apresentam na eliminatória de hoje: seis na categoria Raiz e outras seis na categoria Regional. Da região Central da EPTV, são quatro os finalistas: João Carlos e Bruno, Rafael e Gabriel, de São Carlos; a dupla pirassununguense Tião do Laço e Boiadeiro; e João do Carmo, Cancioneiro e Saverinho, de Leme.
A dupla de Pirassununga concorre na modalidade Raiz com a canção “Homem da Terra”, de autoria de Newton Preto, 36 anos, o “Tião do Laço”. “A música retrata a vida do homem do campo, do caipira e foi composta em homenagem ao meu avô”, disse o autor.
O parceiro de Tião do Laço é Boiadeiro. Seu nome real é Francisco Alves Pereira, 54 anos, morador da vila Brasil. Ambos são compositores e formaram a dupla há 8 anos. Tião do Laço tem mais de 60 canções próprias, além das dezenas que Boiadeiro escreveu. Muitas fazem parte de seu repertório.
A apresentação dos pirassununguenses não será televisionada, mas a dupla que vencer participará da gravação do programa “Caminhos da Roça”, também da EPTV. Para isso, Tião do Laço e Boiadeiro terão que passar por mais quatro etapas, caso vençam a eliminatória de hoje, em São Carlos.

A Dupla caipira
A dupla nasceu quando Pereira freqüentava o bar, do qual Preto é proprietário. Ambos já tinham o gosto pela música raiz e interesse em montar uma dupla. Os ensaios foram acontecendo, até o momento da formalização do nome, Tião do Laço e Boiadeiro.
Os dois já se apresentaram em eventos de Pirassununga. Um deles foi a Semana Nenete de Música Sertaneja: tocaram em todas as edições. Outras aparições ocorreram em festas pequenas: “temos público restrito em função do tipo de música que a gente canta, a música raiz”, comentou Preto. Tião do Laço afirma, que vez ou outra, a dupla se apresenta em aniversários, festas em fazendas ou em eventos sertanejos pela região.
Em eventos grandes, a dupla já mostrou seu talento com a viola em Barretos, no ano de 2000 e em um show na cidade de Pardinho, que fica próxima à divisa do Estado do Paraná.

Gravação para a EPTV
Na última quarta-feira, 14, Tião do Laço gravou entrevista para a EPTV, que foi exibida em uma das edições do programa de jornalismo. Boiadeiro não pôde participar, pois estava em compromisso na cidade de Guaratinguetá. O violeiro gravou na casa de seu empresário, Gilli, no jardim Pavezzi.

FONTE: JORNAL O MOVIMENTO

Nenhum comentário: